Os Centros Qualifica asseguram a prestação de um
serviço de qualidade, no domínio da orientação de jovens e adultos, com enfoque
na informação sobre ofertas escolares, profissionais ou de dupla certificação,
procurando promover uma escolha realista que atenda, entre outros fatores, aos
perfis individuais, à diversidade de percursos quanto ao prosseguimento de
estudos, respondendo às verdadeiras necessidades de qualificação dos jovens e
dos adultos, ou às necessidades presentes e prospetivas do mercado de emprego.
A atividade do Centro Qualifica do Agrupamento de
Escolas Eça de Queirós centra-se:
a) Na informação, orientação e encaminhamento de
jovens e de adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou de dupla
certificação e ou visem uma integração qualificada no mercado de emprego;
b) No desenvolvimento de processos de
reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), adquiridas
pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na
vertente escolar.
São atribuições do Centro Qualifica do Agrupamento
de Escolas Eça de Queirós:
a) A informação, a orientação e o encaminhamento de
candidatos, designadamente para ofertas de ensino e formação profissionais,
tendo por base as diferentes modalidades de qualificação e procurando
adequar as ofertas existentes aos perfis, necessidades,
motivações e expectativas dos candidatos e às dinâmicas do
mercado de trabalho;
b)
O reconhecimento, validação e certificação das competências desenvolvidas pelos
adultos ao longo da vida por vias formais, informais e não formais, de âmbito
escolar, com base nos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações;
c)
O desenvolvimento de ações de informação e de divulgação dirigidas a jovens e
adultos, a empresas e outros empregadores, sobre as ofertas de educação e
formação profissional disponíveis e sobre a relevância da aprendizagem ao longo
da vida;
d)
A dinamização e participação em redes de parceria de base territorial que
contribuam, no âmbito da educação e formação profissional, para uma intervenção
mais integrada e consistente, na identificação de necessidades concretas de
qualificação e na organização de respostas úteis para as populações, designadamente
que facilitem a sinalização e identificação dos jovens que estão fora do sistema
de educação e formação e promovam o seu encaminhamento para respostas de
qualificação adequadas;
e)
A monitorização do percurso dos candidatos encaminhados para ofertas de
qualificação.